Tratamento

Tratamento

O tratamento capilar é individualizado de acordo com cada paciente e seu diagnóstico. Além disto, é muito importante a persistência e o compromisso do paciente com o tratamento proposto, já que respeitando o ciclo de crescimento do cabelo, os resultados podem ser demorados e o tratamento duradouro.

Em pacientes com alopecia androgenética masculina ou feminina, por exemplo, o tratamento clínico é de extrema importância e atende aos pacientes que ainda não têm critérios para indicação precisa da cirurgia de microimplante capilar e para aqueles que já fizeram a cirurgia e buscam estabilizar a perda de cabelo.

De um modo geral, são opções de tratamentos para as alopecias:

A) Uso de Xampus :

Alguns xampus podem ser úteis para o tratamento dos processos inflamatórios e descamativos do couro cabeludo , bem como limpeza diária do couro cabeludo e tratamento do excesso de oleosidade desta região.

B) Loções tópicas:

As loções, específicas para o tratamento da queda capilar, ajudam a estabilizar a perda de cabelo, prolongam a fase de crescimento do fio, encurtam a fase de queda , aumentam a circulação sanguínea local favorecendo uma “nutrição”melhor ao folículo.

C) Medicações orais:

As medicações orais podem ser o pilar do tratamento capilar dependendo do tipo de alopecia. Estes tratamentos são instituídos após extensa avaliação clínica do paciente e leva em consideração alguns fatores , como sexo , idade , tempo e característica da queda capilar, evolução e estádio da alopecia, dentre outros fatores individuais do paciente.

D) Infiltrações intralesionais:

Este procedimento pode ser indicado em algumas alopecias, deve ser feito no consultório, pelo dermatologista e a frequência destas aplicações é variável.

E) Tratamento adjuvante com o LED vermelho e infravermelho:

LED quer dizer Luz Emitida por Diodo e é usada para estímulo capilar. Por meio de um fenômeno chamado fotobiomodulação ou bioestimulação, a radiação emitida age sobre as células, aumentando a permeabilidade destas, facilitando a troca de metabolitos com o meio extracelular; atua sobre a mitocôndria estimulando a síntese de ATP e produção de proteínas. O sinergismo da luz vermelha e infravermelha aumenta também o suprimento sanguíneo do couro cabeludo, estabiliza a queda capilar e melhora a cicatrização após a cirurgia de microimplante capilar.

F) Cirurgia:

O microimplante capilar deve ser avaliado e hoje já é estabelecido como uma técnica de sucesso para tratamento de alguns padrões de alopecia. É o dermatologista que vai avaliar esta indicação e as vezes a cirurgia têm indicação até precoce junto ao tratamento clínico.

G) Camuflagem:

A camuflagem não é uma forma de tratamento mas, muitas vezes, pode ser indicada para aliviar a angústia do paciente frente a resposta demorada ao tratamento. Fibras sintéticas , fibras de queratina , spray coloridos , lápis para couro cabeludo, órteses capilares e apliques temporários são utilizados para este fim.