Entendendo o Cabelo

topo-cabelos

I) Couro cabeludo normal

O Couro cabeludo contém em média 100.000 folículos pilosos. A velocidade média de crescimento do cabelo é 0,33mm por dia ou 1cm por mês. O fio é formado por fibras de queratina embebidas em uma matriz amorfa e o fio pode conter metais e minerais como magnésio, arsênio, ferro e cromo.

O ciclo do cabelo é constituído por três fases:

a) Uma fase de crescimento, chamada anágena, que dura cerca de 6 a 8 anos, onde ocorre maior desenvolvimento metabólico e estrutural do pelo. Cerca de 80 a 90% dos pelos encontram-se nesta fase.

b) Outra fase, a catágena, onde há parada neste desenvolvimento e regressão da matriz deste pelo. Dura cerca de 3 semanas e 1% dos pelos encontram-se nesta fase.

c) E a fase chamada telógena, fase de repouso, que dura cerca de 3 a 6 meses, onde ocorre a queda do pelo ao mesmo tempo que um novo pelo anágeno se inicia. De 10 a 15% dos pêlos encontram-se nesta fase.

 II) Entendendo o cabelo 

Crescimento dos cabelos

O Ciclo do cabelo é tradicionalmente reconhecido por 3 fases: crescimento ( anágeno I-IV), regressão ( catágeno I –VIII) e repouso ( telógeno). 

O crescimento do cabelo é proporcional à duração da fase anágena, por isto alguns pacientes que possuem uma fase anágena de longa duração, por exemplo, 6 anos, conseguem que seus cabelos atinjam um comprimento longo; já outros pacientes que têm a fase anágena curta, 2 anos, não conseguem fios longos.

Apesar da cultura popular ensinar fórmulas e simpatias para crescimento capilar, agora já sabemos, que o comprimento máximo do fio é determinado geneticamente e não sofre influência com suplementações vitamínicas ou tratamentos cosméticos.

Queda de cabelo

A queda capilar ocorre na fase telógena do ciclo refletindo uma queda de 10 a 120 fios por dia normalmente e pode ter duração de 3 meses.

Alguns pacientes prolongam a duração desta queda, o que deve ser motivo para avaliação dermatológica para identificarmos as possíveis causas e iniciarmos o tratamento.

Tipos de cabelo e número de folículos pilosos distribuídos segundo o tipo de cabelo

tabela-cabelo

Características dos fios:

-lanuginosos: finos, pigmentados, formados ainda no período embrionário.

- intermediários: aparecem após o nascimento, com a queda dos pelos lanugos, espessura fina, pouco pigmentados,

- terminal: espessos, pigmentados, evolução dos pelos intermediários.

- vellus : finos, pouco pigmentados, representa em torno de 15 % do couro cabeludo normal.

Haste capilar

A haste capilar é uma estrutura lipoprotéica e “sem vida”, composta no pelo terminal, por 3 camadas: cutícula , córtex e medula.

meio-cabelos

A cutícula é uma camada que tem a propriedade de proteger o córtex de traumas corriqueiros como o ato de pentear e lavar os cabelos, por exemplo. O dano a cutícula gera, na parte distal do fio, o que chamamos de tricoptilose, a famosa ponta dupla do fio.

A cutícula é formada por células mortas sobrepostas e envoltas por uma membrana rica em cistina ( aminoácido rico em enxofre).

O córtex constitui a área de maior massa da fibra capilar. As células são ricas em queratina. Tal queratina são proteínas filamentosas em formato de alfa hélice cuja estrutura e forma químicas são mantidas por ligações fracas ( pontes de hidrogênio ) e ligações fortes ( pontes dissulfeto). Quando estas ligações são rompidas, podemos modificar a forma física do pelo, geralmente é o que ocorre com o uso de alguns alisantes.

A queratina com sua conformação espacial típica ( alfa helicoidal ) e suas ligações químicas ( pontes de hidrogênio, dissulfeto e ligações iônicas) é a principal responsável pela rigidez, força e insolubilidade da fibra capilar.

A cor dos cabelos

A queratina é incolor e a cor dos cabelos é dada pela melanina, pigmento produzido pelos melanócitos presentes no bulge do folículo e distribuídos para o córtex e medula do fio .

baixo-cabelos

A pigmentação dos cabelos ocorre durante a fase anágena.

Forma e característica física do cabelo

Cabelos caucasianos, asiáticos e afro étnicos têm a mesma composição química porém com diferenças estruturais.

-        afro étnico: as moléculas de aminoácidos sulfurados são dispostas diferentes conferindo aspecto espiralado e pontos de constrição ao longo do fio. Assim o diâmetro fica variável ao longo da haste capilar e de forma elipsóide. Estes fios são menos resistentes à fratura quando sofrem agressões, menos lubrificados, têm uma maior proporção cutícula/ córtex o que lhes conferem menos massa. O fio é achatado, cresce paralelo ao couro cabeludo e é mais difícil de desembaraçar e pentear.

-        Asiático: são mais lisos, sem variações de diâmetro ao longo da haste. Têm maior resistência à fratura quando penteados, maior lubrificação e menor proporção cutícula/córtex o que lhes conferem mais massa.

-        Caucasianos: características intermediárias em relação aos cabelos afro étnicos e asiáticos com grande variação entre os indivíduos.